O que é o Light Steel Frame?

Light steel frame é uma designação utilizada para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. São obras que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o concreto é apenas empregado nas fundações. Nas paredes são utilizadas placas que podem ser cimentícias, sidings, eps, gesso entre outras, que combinadas com isolantes térmicos e barreiras de vapor e água tornam a casa altamente eficiente (Construção Energitérmica Sustentável).

O sistema é bastante industrializado e racionalizado, o que possibilita um acabamento perfeito, maior padronização na execução e menor geração de desperdícios.  Além disso, hoje, no Brasil, contamos com diversas empresas que dominam o mercado mundial de Construção a Seco e lojas especializadas na venda destes materiais.

Desta forma, o preço competitivo, a rapidez na execução, a qualidade do sistema Light Steel Frame e o aumento da consciência do público em relação a preservação do meio ambiente e à baixa qualidade de execução das casas em alvenaria, tem levado as construtoras a adotar este sistema consagrado em todo o mundo.

Benefícios do Sistema

1. Conforto

a) Isolamento Térmico – Uma das mais apreciadas qualidades numa casa e talvez a menos alcançada é o isolamento térmico. Os materiais deveriam conferir à habitação um escudo contra as variações de temperatura e de umidade sentidas no exterior. Neste aspecto, uma casa com estrutura em Light Steel Frame é infinitamente superior a uma casa convencional pois fica completamente isolada do exterior através de seus revestimentos e da possibilidade de utilização de materiais isolantes, como a lã de vidro, nas cavidades da estrutura metálica.

b) Isolamento Acústico – Na maior parte das edificações modernas é necessário levar em consideração o som produzido em outras dependências da casa ou mesmo o ruído proveniente do exterior. Muitas vezes pensa-se que a única forma de evitar a propagação do ruído é aumentar a espessura das paredes. No entanto, estudos mostram que o aumento da parede não é proporcional a diminuição de ruído e que o sistema Light Steel Frame que trabalha com duas paredes (placas) fixadas na estrutura metálica e revestidas com materiais que comprovadamente revelam sua superioridade em relação ao tijolo e cimento.

c) Equilíbrio de Umidade no Ambiente – O excesso de umidade proveniente da respiração dos ocupantes e da utilização de água quente, provoca umidade nas paredes e vidros, muitas vezes chegando a escorrer água nessas áreas como resultado da condensação do vapor de água em contato com as superfícies frias. Visto que o cimento e o tijolo são materiais frios, exige-se que o ambiente esteja constantemente aquecido para evitar estas condensações que, não só danifica as paredes devido à proliferação de fungos, como mostra ser extremamente prejudicial para a saúde. Numa casa em Light Steel Frame são empregados materiais isolantes que, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura que evita tais condensações. Adicionalmente, usamos uma membrana externamente, que permite a saída da umidade interna nas paredes, protegendo-as contra a umidade externa.

2. Rapidez de Construção

O baixo peso dos materiais, sistemas de fixação eficientes, facilidade na colocação de tubulações, devido a não abertura de canaletas e muitas outras técnicas do sistema diminuem consideravelmente o tempo de execução. É usual uma redução de no mínimo metade do tempo necessário se comparado a construção convencional.

3. Construção Sustentável

A construção civil é uma das atividades campeãs em poluição ambiental e o sistema Light Steel Frame pode, sem dúvida, diminuir consideravelmente estes números e ser considerado um método sustentável, ou denominado pelo popular termo “green building” visto que promove uma maior eficiência energética, uma enorme poupança de recursos naturais como a não utilização de água e baixa geração de resíduos.

4. Segurança Estrutural

Diferente de uma casa convencional onde usamos diversos materiais como madeira no telhado, areia, brita, aço e cimento para estruturas de concreto, no steel frame utilizamos somente aço, calculado e produzido na indústria.

Composição do Sistema
  • Estrutura Metálica

A estrutura da edificação é composta por perfis de aço galvanizado pré fabricados que formam painéis que recebem as cargas da estrutura. Neste sistema não são utilizados pilares e vigas. Os perfis de aço são recebidos na obra, painelizados e, por fim, encaixados e parafusados formando a estrutura da edificação.

  • Painéis de Fechamento

Como fechamento do sistema, são usuais os painéis de OSB (Oriented Strand Board) na parte externa e interna da edificação. Este material é composto por tiras de madeira reflorestadas de alta resistência. As placas de OSB são parafusadas na estrutura de aço fazendo toda a vedação dos ambientes.

  • Isolante Térmico e Acústico

Como forma de impedir a entrada de ruídos externos e conservar a temperatura do ambiente, são utilizadas lãs que podem ser de vidro, de rocha ou PET entre as duas placas de OSB.

  • Acabamento Interno

  O fechamento interno de todas as paredes é feito por placas de gesso parafusadas no OSB. A especificação da placa é conforme necessidade do ambiente (ambientes secos, úmidos ou que exijam resistência a fogo como em churrasqueiras e lareiras). O forro de toda a edificação também é executado com placas de gesso acartonado.

  • Acabamento Externo

O sistema aceita diversas alternativas como acabamento externo. Entre eles estão a placa cimentícia, Glasroc X, Smart Side e o sistema EIFS. A escolha é feita conforme especificações do projeto e necessidade da obra.

Exemplo de placa cimentícia e Smart Side
Exemplo de EIFS e Smart Side
  • Instalações:

As instalações elétricas e hidráulicas nas paredes e teto são executadas antes do fechamento total, sem o retrabalho de abertura e fechamento de canaletas (rasgos), proporcionando uma obra limpa e bem acabada.

  • Telhado:
  • O material do telhado pode variar conforme projeto arquitetônico. Podendo ser telha sanduíche, Shingle, gravilhada, entre outras.
  • Fundação:

A fundação é em concreto e conforme características do solo do local.